top of page
Buscar

PGE/MS: Conheça o Projeto Quati

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (LabPDI), vinculado à Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE/MS), está trabalhando no desenvolvimento de um projeto de Inteligência Artificial. Nomeado 'Quati', este algoritmo será treinado para identificar e classificar movimentações em processos judiciais. O objetivo é automatizar tarefas repetitivas e deixar os servidores e procuradores para tarefas mais complexas.


O projeto é resultado de uma colaboração com instituições estaduais, incluindo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Superintendência de Gestão da Informação (STI). O objetivo é promover uma cooperação mútua em tecnologias de automação.


O procurador responsável pelo LabPDI, Fabio Hilário Martinez, explicou que o ‘Quati’ irá atuar mostrando aos procuradores quais créditos estão prescritos nos processos tributários, facilitando o trabalho do procurador do Estado: “vai-se obter o ganho que é a limpeza desta base de dados, identificando os processos prescritos. Uma vez que venhamos dominar essa tecnologia, conseguiremos aplicá-las também em outras rotinas”, ressaltou.


O plano de trabalho é dividido em três fases: versão Alfa, Beta e 1.0. A versão Alfa teve início em 2022, com um esboço que definiu como o projeto deveria operar e como deveria ser a interface para o usuário. Atualmente, a versão Beta do algoritmo está em andamento.


De acordo com o Gestor Público e chefe do LabPDI, Frederico do Prado, o projeto irá apresentar uma tela na qual o servidor e/ou procurador poderá inserir o número do processo: “a partir da busca pelas movimentações deste processo, o algoritmo irá ler essas movimentações e dizer se é uma prescrição ou não, dando uma margem de confiança”.


A expectativa é que a versão final do projeto 'Quati' seja entregue até o fim de 2024.

Comments


bottom of page