A transformação digital da advocacia pública deu um grande passo com o sucesso do evento "Transformação Digital da Advocacia Pública Nacional", realizado nos dias 24 e 25 de setembro. O encontro, que reuniu mais profissionais da Advocacia Pública de todo o país, consolidou a advocacia pública como protagonista da inovação no setor jurídico.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação de Lisiane Penz Negruni, procuradora do Estado do Rio Grande do Sul, no Painel 4: "O Futuro do Sistema AGU de Inteligência Jurídica - Sapiens como Plataforma". A procuradora do Estado, coordenadora da Assessoria de Informática e supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Inovação (EGEI) da PGE-RS, compartilhou as experiências do Rio Grande do Sul na implantação do sistema Sapiens, fornecido pela Advocacia-Geral da União mediante acordo de cooperação técnica, firmado em outubro de 2019. Ela relatou que a implantação do sistema, em ambiente de produção, começou em 2021 na área consultiva, avançando, em 2023, para a área disciplinar. Salientou que, ainda em 2024, a PGE-RS iniciará a implantação do Sapiens na área judicial.
Segundo a procuradora, "a implantação do Sapiens integra um projeto estratégico da PGE-RS que vem sendo executado com muito esforço há alguns anos. Nós acreditamos nesse sistema e, em especial, na oportunidade de desenvolvimento colaborativo e em rede".
Comments