Para dar visibilidade aos projetos de Inteligência Artificial (I.A.) nas Procuradorias públicas e fomentar o debate sobre o uso de algoritmos na advocacia, a Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação (Renagei) disponibilizou, nesta terça-feira (7), o “Painel de Projetos de Inteligência Artificial na Advocacia Pública”, que abrange as 3 esferas do Poder Executivo: federal, estadual e distrital, e municipal.
O projeto é realizado pela Renagei em parceria com o Colégio Nacional dos Procuradores Gerais (CONPEG); a Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE); a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM); e o Fórum Nacional dos Centros de Estudos da PGEs e PGDF (FONACE).
O lançamento aconteceu durante o 49° Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, em Florianópolis. Estiveram presentes na ocasião Izabela Frota Melo, presidente da Renagei e Procuradora-Chefe de Gestão Estratégica e Inovação; Fabíola Marquetti, Corregedora-Geral do Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente da ANAPE; e Ludmila dos Santos Russi, Vice-Presidente do FONACE e procuradora do estado do Mato Grosso do Sul.
A apresentação da plataforma foi realizada de forma remota pelo Analista Estatístico da Procuradoria-Geral do Distrito Federal Diogo Cavalcante, que ajudou na criação do projeto com a avaliação dos números sob a técnica da estatística e com a configuração das informações em diagramas.
No painel estão relatadas 34 iniciativas de inteligência artificial, das quais 8 já estão em funcionamento. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa com 43 órgãos, sendo 2 federais, 16 municipais e 25 estaduais.
Segundo Izabela Frota Melo, a I.A. é um instrumento essencial para o desenvolvimento da advocacia brasileira: “os projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos nos diversos órgãos de advocacia pública, em alguns anos, impactarão o mundo do setor público. Eles reduzirão e separarão os processos de trabalho ineficientes daqueles que são úteis e merecedores da aplicação de recursos públicos”.
Para acessar o Painel de Projetos de I.A., clique aqui
Comments