Com o tema “Governança, Integridade e Inovação na Advocacia Pública Brasileira”, o 2º Seminário Renagei será realizado nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com uma programação que propõe discussões sobre compliance, IA generativa, processos e tecnologias, adequações na linguagem jurídica, entre outros assuntos que estão na pauta do dia da inovação jurídica.
Estruturado em 4 painéis, 4 workshops, além de palestras temáticas, o seminário será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, e reúne procuradores de todo o país. A iniciativa é uma realização da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) e da Rede Nacional de Gestão Estratégica e Inovação das Procuradorias Gerais dos Estados e Distrito Federal (Renagei), com apoio do Governo do Amazonas.
Abertura
A solenidade de abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (24), no Palácio Rio Negro, e contou com a presença de importantes autoridades. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM), Serafim Corrêa, afirmou que “o Governo do Estado do Amazonas persegue a inovação para melhorar a qualidade do serviço ofertado aos cidadãos, e a advocacia pública, por meio da Procuradoria Geral do Estado, órgão fundamental na defesa do Estado, tem que ser sempre moderna e atualizada”.
Já o Procurador-Geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, apontou a relevância da inovação no exercício da advocacia pública. “É extremamente importante que se fale de Inteligência Artificial, de melhores métodos racionais para se realizar cobranças e recuperação de créditos tributários, por exemplo”, destacou.
A Presidente da Renagei e Subprocuradora-geral do Distrito Federal, Izabela Frota Melo, adicionou que as procuradorias precisam discutir governança e inovação para aprimorar seus serviços. “Nós precisamos entregar mais. O cidadão precisa ter mais confiança nos órgãos e nos servidores públicos. Para isso, é necessário inovar não apenas em tecnologia, mas na cultura e na forma de trabalhar. A gente não pode perder o trem da história”.
Autoridades presentes
O evento de abertura também contou com a presença do Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Paulo César Caminha e Lima; do Procurador Federal Bruno Monteiro Portela; da Secretária-Geral de Consultoria e Coordenadora da Pesquisa Nacional da Advocacia Pública, Clarisse Calixto; e da presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Lilian Azevedo.
Também prestigiaram a solenidade o Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Bertazzo; a Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Fabíola Marquetti; o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), Luis Eduardo Dantas; a Procuradora-Geral Adjunta da Fazenda Nacional, Adriana Gomes de Paula Rocha; e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Simões Mendonça.
Comments